sábado, 7 de setembro de 2013

CÍRO DE NAZARÉ DE CAPISTRANO 2013: APROXIMA-SE DA CULMINÂNCIA

POR: FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES
A festa do CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE ZARÉ DE CAPISTRANO de 2013, encaminha-se para o seu ápice. Depois de oito dias de intensa programação hoje teremos a última noite de novena para a qual é esperada uma grande multidão, por se tratar de ser um sábado. Também é grande a movimentação na parte sócio-econômica da festa. Hoje as barracas de rua, o parque infantil, embalados pelas diversas opções de diversão, permanecerão abertas à noite inteira. É o que sociologicamente se chama de lado “profano” da festa, uma vez que a programação religiosa termina à cada celebração.
Este ano, agregou-se à festa, o aniversário de 70 anos da paróquia, criada pelo pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Antonio de Almeida Lustosa, que esteve em Capistrano, pelo menos por 3 vezes, duas dos quais ainda antes da paróquia existir. Para incentivar a discussão, a memória deste acontecimento, o INSTITUTO CALUMBI DE EDUCAÇÃO E CULTURA, promoveu, junto a Escola de Ensino Médio Ubiratan de Aguiar, um concurso de redação com o tema 70 ANOS DA PARÓQUIA DE CAPISTRANO. Os três primeiros lugares serão divulgados ainda hoje e as 10 primeiras redações serão publicadas, eletronicamente, nesta revista. É a primeira vez que se faz um concurso de redação sobre a festa de Capistrano. Espera-se que esta iniciativa tenha continuidade. No próximo ano queremos fazer o mesmo com o tema: 10 ANOS DE CÍRIO DE NAZARÉ DE CAPISTRANO.
Podemos registrar ainda o sucesso da CAVALGADA DO CÍRIO DE NAZARÉ, que aconteceu domingo passado, da Matriz de Nossa Senhora, para a localidade de Carqueija dos Alves, unindo a Igreja Matriz à capela de São João Batista, outro ícone da cultura e da religiosidade de Capistrano, construída por Pedro Alves da Silva em 1933 e  que este ano completou 80 anos.

Prosseguindo à programação oficial, teremos  amanhã  pela manha, a celebração da FESTA DA NATIVIDADEDE NOSSA SENHORA, presidida pelo padre FRANCISCO EUDÁSIO, que na ocasião, apresentará os ícones da procissão do CÍRIO, que ocorrerá á tarde: A CORDA DE 300 METROS, A BERLINDA, E as mantas da imagem  de NOSSA SENHORA, que este ano serão renovadas, presente do CÍRIO DE NAZARÉ DE BELÉM. À tarde, à partir das 16:00 horas, chegarão à Igreja Matriz, as bandeiras das 50 comunidades, que virão de cada localidade para a procissão do CÍRIO, que se iniciará, pontualmente ás 16:30, sob o comando do padre Francisco Eudásio e toda a coordenação do CÍRIO 2013. Estamos esperando contar  com a presença dos bispos da Diocese de Quixadá, Dom ADÉLIO TOMASIN, bispo emérito e DOM ÂNGELO PIGNÓLI, bispo diocesano. No final da procissão, a missa solene em frente o pátio da Igreja matriz.  Esperamos que tudo ocorra na mais tanquila paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário