sexta-feira, 28 de agosto de 2020

PEQUENO HISTÓRICO E AS GRANDES FIGURAS DO PDT

 

Prof. Francisco Artur Pinheiro Alves

Prof. aposentado do curso de história da UECE.



Getúlio Vargas e João Goulart

Todo professor de História do Brasil sabe a trajetória dos partidos políticos nacionais. Há partidos que nascem com finalidades momentâneas, para atender a circunstâncias meramente eleitorais de um determinado cacique, estes logo desaparecem, ou praticamente são invisíveis no cenário político nacional. Outros partidos são históricos, trazem consigo a trajetória da própria história do Brasil. Um destes partidos históricos é o PDT.

O PDT foi fundado por LEONEL BRIZOLA, genro do ex-presidente João Goulart, que governou o Brasil de 1961, com a renúncia de João Goulart, até 1964, quando se iniciou a Ditadura Militar e ele se exilou-se no Uruguai, onde veio a falecer. João Goulart, havia sido Ministro da Justiça de Getúlio Vargas (1951-1954). João Goulart e Brizola foram os grandes herdeiros políticos de Getúlio, que se suicidou em 24 de agosto de 1954.

 

Leonel Brizola

Brizola na época era Governador do rio Grande do Sul, também teve que exilar-se, no período da ditadura militar. Em 1979, Brizola voltou do exílio e tentou recuperar a liderança do PDT, mas não conseguiu. Então em fundou o ODT – Partido Democrático Trabalhista. Sob a sigla do PDT, disputou o governo do rio de Janeiro e foi eleito, em meio a uma grande disputa política.

No seu governo no Rio Destaca-se a Educação. Foram construídas escolas de tempo integral, os CIES, sob o comando do Secretário de Educação  Darci Ribeiro, que depois foi Senador e no senado relatou a LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por este motivo a LDM, Lei 9394/96. Recebe o nome de lei Darci Ribeiro. Depois de passar duas vezes pelo governo do Rio de Janeiro, Brizola disputou várias vezes a presidência da república pelo PDT.

Darci RibeiroOutra figura de destaque nacional do PDT, foi o ex-governador de Brasília, Cristóvão Buarque, que disputou a presidência da República pelo PDT.

 

PDT NO CEARÁ

No Ceará o PDT já teve a participação de grandes figuras, como o radialista Edson Silva, que disputou, com Ciro Gomes as eleições de Fortaleza, salvo engano em 1990. Também o ex-governador Lúcio Alcântara foi filiado ao PDT Cearense.

Ciro Gomes

        Nos últimos anos o PDT em nosso estado foi comandado pelo Deputado André Figueiredo. Com a entrada do grupo do ex-ministro Ciro Gomes no PDT, o partido tornou-se o maior partido do Ceará, e com sua figura principal no cenário nacional, o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes, a trajetória do Ciro Gomes dispensa comentário, foi prefeito de fortaleza, deputado estadual, deputado federal, ministro nos governos Itamar franco e do presidente Lula. Hoje Ciro Gomes é o nome do PDT para disputar a presidênca da república nas próximas eleições municipais.

Roberto Cláudio

            Em Fortaleza, o principal líder do PDT, é o prefeito Roberto Cláudio, que conclui seu mandato em dezembro, após 8 anos como prefeito da capital cearense.

 


PDT EM CAPISTRANO  HOJE 

Nas duas últimas eleições para Deputado Federal o PDT foi o partido mais votado em Capistrano, tendo como expoente, o deputado federal André Figueiredo.

No momento a direção municipal do PDT, está sob o comando do ex-prefeito José Renato que já foi prefeito do município em dois momentos, tendo feito em cada um deles uma boa administração. José Renato é pré-candidato a prefeito nas eleições de novembro próximo.

 

José Renato

Como atual líder do PDT em Capistrano, José Renato é o pré-candidato do partido à prefeito, nas eleições de novembro próximo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muito se poderia falar da história do PDT e de suas lideranças, históricas e atuais, como é o caso do ex-governador e atual senador, Cid Gomes, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o ex-vice-governador do PDT Roberto Dávila, dentre outros. Mas para este breve artigo, nos bastas os fatos aqui relatados.

Prof. FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES ( 28/08/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário