A paróquia Nossa Senhora de Nazaré, de nossa cidade, completa este ano 70 anos. É uma data muito especial. São 70 anos de evangelização. Neste período teve grandes pastores no seu comando. Sem duvidas o que mais tempo passou e que por isso deixou a sua marca, foi o querido padre BERNARDO BOURRASSAR. não quer dizer que os demais não tiveram importância, todos tiveram é que o padre Bernardo marcou nossa geração.
No tempo em que o governo não distribuía material escolar, apenas vendia subsidiado, o pe. Bernardo ia a Fortaleza, comprava material na FENAME, e trazia pra vender e muitas vezes doar, sem ter nenhum tipo de lucro. Eu fui um beneficiado, como muitos deste programa que ele tinha. Ele sem dúvida deve ser lembrado nesta data tão importante para nós de Capistrano.
Outro coisa importante do pe. Bernardo era a sua preocupação com a água. Percebendo que estávamos numa região semi-árida, iniciou, logo que chegou, um projeto de captação de água. Colocou bicas na igreja e colocou tambores para receber. Quando chovia os tambores enchiam e a população apanhava água de cuva pra vender. Como garoto à época, no início dos anos 70, numa tarde colhia água da igreja para casa em um jumento, como andava de pé descalço, sofri um golpe violento no pé esquerdo, isso me impossibilitou de trabalhar por um mês, pois como tinha uma pequena deficiência na perna direita, me firmava na perna esquerda. Diante da situação, tive que vir para Fortaleza e lá chegando, não meus irmãos não me deixaram mais voltar. Portanto minha ida pra Fortaleza, está relacionada com o programa de água para todos do padre Bernardo, que foi dado sequência e construída várias cisternas em tono da igreja matriz.
Também é do padre Bernardo a tradição do silêncio na igreja. Em Capistrano o silêncio é uma marca na nossa igreja matriz. Muitas outras coisas podemos lembrar deste pastor tão preocupado com o seu rebanho, como foi o padre bernardo.
Se você tem mais histórias do Pe. Bernardo ou dos 70 anos de nossa paróquia, faça seu comentário aqui ou envie-nos um e-mail com o seu comentário, que publicaremos em nossa revista. Nossoe-amil -e instituto.calumbi@yahoo.com.br
Assunção, 27 de julho de 2013.
Prof. Fco Artur Pinheiro Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário