quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CELEBRAÇÃO DOS 60 ANOS DE CASAMENTO DE ANTÔNIO NOGUEIRA FERNANADES E MARIA IZAURA FERNANDES


Poço Cercado,  Quixeramobim em 25/12/2016

INTRODUÇÃO

Dirigente: Prezados Amigos, Visitantes e membros de nossa família.
Hoje é um dia muito especial para a família de Deus. Estamos celebrando as Bodas de diamante Antônio Nogueira Fernandes e Maria  Isaura Fernandes que a 60 anos atrás, envolvidos pelo amor, pelo sonho e pelo compromisso, decidiram juntar suas vidas e chegaram até o altar do Senhor para serem abençoados. Hoje, depois de muitas dificuldades e alegrias, junto com os frutos abençoados por Deus, os seus filhos provam a força do amor, comemorando anos de casados. Celebremos com alegria.

ACOLHIDA

Dirigente: Movidos pela alegria do encontro da fé em Deus e na vida, familiares, amigos e conterrâneos se fazem presentes para celebrar o querido casal Antônio Nogueira e Isaura Fernandes, que hoje completa Bodas de diamante. Ao exaltar a presença de Jesus, sentimos o acolhimento divino a nos oferecer a ocasião para pensarmos no tanto que temos de razões para agradecer a generosidade de Deus na arte de viver.

RITOS INICIAIS

1. CANTO DE ENTRADA
Reunidos aqui 

Reunidos aqui / Só pra louvar ao Senhor, / Novamente aqui, / Em união. Algo bom vai acontecer,  Algo bom Deus tem pra nós, Reunidos aqui / Só pra louvar o Senhor. ...

Seja onde for, eu louvo / Cada vez mais, eu louvo / Pois o Seu amor rodeia-me como o mar / Eu louvo o nome de Jesus / Pois no nome de Jesus / Liberto, eu estou. 

 
Dirigente: Estamos aqui reunidos, para celebrar as bodas matrimoniais de Nogueira  e Isaura. Que Deus nos ilumine com a sua luz e nos inspire sentimentos de júbilo e gratidão. Que em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo todos sejam bem-vindos.
Todos:: Amém!

Dirigente: Que seja bem-vindo, na plenitude do Deus da esperança e do amor, este casal

Todos:: Bendito seja Deus que em amor reconheceu nos seres humanos a sua imagem e semelhança para que pudéssemos divinizar a vida.

Mensagem de Acolhida dos filhos:

Um dos filhos:
Vocês, papai e mamãe são a fonte de nossa alegria, especialmente nesta data em que celebramos 25 anos de vossa união. Obrigado Senhor por manter unido este casal que nos criou no amor e na fé, na firmeza e acima de tudo, na alegria do lar que os dois construíram.

2. ATO PENITENCIAL

CANTO: PIEDADE

Senhor que viestes salvar
Os corações arrependidos
REFRÃO:  Piedade, Piedade
                  Piedade de nós
                  Piedade, Piedade
                  Piedade de nós

Ó, Cristo que viestes chamar
Os pecadores humilhados
                REFRÃO:

Senhor que intercedeis por nós
Junto a Deus Pai que nos perdoa
                REFRÃO:

3. GLÓRIA 
3             Glória, glória!
 Glória, glória! Ao Pai criador, / ao Filho redentor / e ao Espírito, glória! (bis)
Ao Pai criador do mundo, / ao Filho redentor dos homens, / ao Espírito de amor demos sempre glória!
4. ORAÇÃO DO DIA 
ORAÇÃO
PR.: Senhor e Pai, que por meio de uma fagulha do vosso amor destes vida a Artur Pinheiro, que hoje celebra seus 60 anos, aumentai ainda mais, o amor e a fraternidade entre as pessoas que, por vossa vontade, fazem parte de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Comentarista: A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, no caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos crentes. Ela contém luz para nos guiar, alimento para nos sustentar e consolo para nos animar. Cristo é o seu grande tema. Vamos acolher a palavra de Deus. Fiquemos de pé e vamos abrir os nossos corações para receber a Bíblia Sagrada, magnífica carta de amor de Deus para nós, seus filhos.

5. LEITURA  (lida por um dos filhos ou por um parente ou amigo)
Primeira Leitura - Is 9,1-6
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.
Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.
Pois o jugo que oprimia o povo - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã.
Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.
Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus!
Palavra do Senhor!
Todos:: Graças a Deus!

6. SALMO RESPONSORIAL 
Salmo Responsorial - Sl 95
Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas

na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

7. 2a. LEITURA 
Segunda Leitura - Tt 2,11-14
Leitura da Carta de São Paulo a Tito:
Caríssimo: A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador,
Jesus Cristo.
Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.
- Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz / Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor / Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor / Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor. O meu Senhor chegou com toda glória! / Vivo Ele está, Ele está!  Bem junto a nós seu Corpo Santo a nos tocar / E vivo eu sei Ele está!

9. PROCLAMACAO DO EVANGELHO 
 
Dirigente: O Senhor esteja convosco
Todos:: Ele está no meio de nós!

Dirigente: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Lucas.
Todos:: Glória a vós, Senhor!
Evangelho - Lc 2,1-14
Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.
Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.
Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura".
E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados".
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus

10.PROFISSÃO DE FÉ.
Todos: Creio em Deus Pai...
11. ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA 
Dirigente: Invoquemos a misericórdia de Deus Pai todo-poderoso, que, na sua admirável providência, quis que a história da salvação fosse simbolizada pelo amor, fidelidade (e fecundidade) conjugal. Digamos com humilde confiança: R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

(Leitura por um filho ou neto)
Pai santo, Deus fiel, que pedis e recompensais a fidelidade à vossa aliança, enriquecei com a abundância das vossas bênçãos estes vossos servos que celebram sexagésimo aniversário do seu Matrimônio;
R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que viveis eternamente com o Filho e o Espírito Santo, em plena unidade de vida e comunhão de amor, fazei que estes vossos servos recordem sempre e observem fielmente a aliança de amor que firmaram no sacramento do Matrimônio;
R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que, na vossa admirável providência, ordenais todos os acontecimentos da vida humana de modo a orientar os fiéis para a participação no mistério de Cristo, fazei que estes vossos servos, aceitando serenamente as prosperidades e as adversidades da vida, fortaleçam a sua união com Cristo e vivam só para Ele;
R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que, na vossa inefável sabedoria, quisestes que o Matrimônio fosse um testemunho de vida cristã, fazei que todos os esposos sejam no mundo testemunhas do mistério de amor do vosso Filho;
 
O Dirigente diz em seguida esta oração:
Deus eterno e onipotente, que, pela vossa admirável providência, sois o princípio e o fundamento da comunidade familiar, escutai benignamente as súplicas dos vossos servos e fazei que, seguindo os exemplos da Sagrada Família, possam um dia louvar-Vos eternamente na alegria da vossa morada celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R. Amém.

12. PAI-NOSSO
 
Cântico da paz
Paz, paz de Cristo! Paz, paz que vem do amor te desejo irmão! Paz que é felicidade de ver em você Cristo nosso irmão!
Se algum dia na vida, você de mim precisar, saiba que sou seu amigo, pode comigo contar.
O mundo dá muita voltas agente vai se encontrar, quero na volta da vida a sua mão apertar.

Dirigente:" A paz do Senhor esteja sempre convosco
R. O amor de Cristo nos uniu
 (Os cumprimentos de paz ficam para o final da celebração)
Cordeiro de Deus
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós! (bis)
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
dai-nos a paz!

RITOS FINAIS

13. BENÇÃO FINAL

Dirigente: Que Deus Pai, criador do céu e da terra, nos conceda a Sua alegria!
Todos:: Amém!

Dirigente: O Filho unigênito de Deus, com sua generosidade, esteja ao nosso lado em todas as circunstâncias.
Todos:: Amém!

Dirigente: Que o Espírito Santo derrame, sem cessar, a solidariedade em vossos corações!
Todos:: Amém!

Dirigente: E a todos nós aqui reunidos, abençoe-nos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo!
Todos:: Amém!

Dirigente: Proclamai a todos o amor de Deus! Ide em paz e que o senhor vos acompanhe!
Todos:: Graças a Deus!
14. ABRAÇO DA PAZ
Canto: Noite Feliz
Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores os anjos dos céus
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus, Salvador!
De Jesus, Salvador!

Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores os anjos dos céus
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus, Salvador!
De Jesus, Salvador!

Fonte: Organizado a partir de pesquisa em sites de orientação católica.
Agradecer ao apoio das filhas e doo filho de sr Antônio de d. Izaura e de mais familiares e amigos.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário