quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CELEBRAÇÃO DO DIA DE SANTO REIS - Capela de São João Batista – Carqueija dos Alves




A: Irmãos e irmãs, nesta Solenidade da Epifania do Senhor, nós evidenciamos a vocação missionária da Igreja. O Menino Jesus, nascido na gruta de Belém, se manifesta ao mundo como luz de salvação para todos os povos. Fiquemos de pé e, com alegria, iniciemos a Santa Missa

Cântico de entrada

Eis me aqui Senhor


Eis-me aqui, Senhor! Eis-me, aqui, Senhor! /
Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor.
Pra fazer Tua Vontade, pra viver no Teu amor,
eis-me aqui, Senhor!

1)O Senhor é o pastor que me conduz,
   por caminhos nunca visto me enviou
   Sou chamado a ser fermento, sal e   luz,
   e por isso respondi: aqui estou!

2) Ele pôs em minha boca uma canção,
    me ungiu como profeta e trovador,
    Da história e da vida do meu povo,
    e por isso respondi: aqui estou!

3) Ponho a minha confiança no Senhor,
    da esperança sou chamado a ser sinal,
    Seu ouvido se inclinou ao meu clamor,
    e por isso respondi: aqui estou!

Ritos Iniciais

Saudação aos presentes : P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM.P.:O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco!TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

Ato penitencial:

Hino: Senhor vieste salvar, os corações, arrependidos


1-Senhor que viestes salvar os corações arrependidos 
Piedade, ó tende piedade,  piedade de nós(2x) 
2-Ó Cristo, que vieste chamar os pecadores humilhados. 
Piedade, ó tende piedade,  piedade de nós(2x) 

3-Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa
Piedade, ó tende piedade,  piedade de nós(2x) 

O Hino de Louvor
Vinde Cristãos, vinde à porfia
Hinos cantemos de louvor
Hinos de Paz e de alegria,
Hinos de anjos do Senhor

Gló óóó óóó óóó ria, a Deus nas alturas
Gló óóó  óóó  óóó ria, a Deus nas alturas

foi nesta noite venturosa
em que nasceu nosso senhor,
que os anjos, com voz amorosa,
deram a Deus o seu louvor:

Gló óóó óóó óóó ria, a Deus nas alturas (2 vezes)

3 Vinde juntar-vos aos pastores
Vinde com eles a Belém
Vinde correndo pressurosos
O Salvador enfim nos vem

Gló óóó óóó óóó ria, a Deus nas alturas ((2 vezes)

ORAÇÃO DO DIA - P.: OREMOS: (Pausa) - Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.

Rito da Palavra

2ª Leitura - Ef 3,2-3a.5-6
Agora foi-nos revelado que os
pagãos são coherdeiros das promessas.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,2-3a.5-6
Irmãos:
2 Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito,3 a e como, por revelação, tive conhecimento do mistério.5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas:6 os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho.

Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus

Salmo - Sl 71, 1-2.7-8.10-11.12-13 (R. Cf.11)
R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!

1 Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2 Com justiça ele governe o vosso povo,*
com eqüidade ele julgue os vossos pobres. 
R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!

7 Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra! 
R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!

10 Os reis de Társis e das ilhas hão de vir*
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons;
e também os reis de Seba e de Sabá*
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
11 Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,*
e todas as nações hão de servi-lo.
R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!

12Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará. 
R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!

Aclamação: Canto Eu vim para escutar.
1.Eu vim para escutar 
Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor   
2.Eu gosto de escutar 
Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor   
3.Eu quero entender melhor 
Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor   
4.O mundo ainda vai viver 
Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Evangelho - Mt 2,1-12

Viemos do Oriente adorar o Rei.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,1-12

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia,
no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?
Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.' 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém.
4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia,
pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum
és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe
que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.' 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai
obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.' 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela,
os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa,
viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram.
Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Palavra da Salvação.
Glória vós Senhor

Profissão de Fé  13. (Símbolo Niceno-Constantinopolitano)
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos, no dia em que celebramos a manifestação de Jesus a todos os povos, elevemos ao Pai nossas preces, na esperança de que a humanidade inteira acolha a luz da vida e deixe-se abraçar pela glória do Senhor. Digamos juntos: Cristo, Luz dos povos, ouvi-nos!
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que tenha sempre a alegria de levar o Evangelho a todos os povos e o faça por meio da humildade do serviço misericordioso, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
 Pelos nossos governantes, para que, com sabedoria e responsabilidade, desenvolvam políticas públicas que assegurem os direitos fundamentais de todos os cidadãos, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
Por todos nós aqui reunidos, para que tenhamos sempre a coragem de viver e testemunhar a fé em diversos lugares da nossa vida, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
 Para que a Virgem Maria nos ensine a sermos discípulos missionários de Jesus, fiéis testemunhas da Boa Nova da Salvação, rezemos ao Senhor.
 TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS! (Preces Espontâneas):
P.: Atendei, ó Pai, estes nossos pedidos e fazei que nos deixemos guiar por Cristo, Luz do mundo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.

Oração do Pai Nosso

Livrai-nos de todos os males ò Pai e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudado pela vossa misericórdia sejamos sempre livres do pecado e protegido de todos os perigos, enquanto vivemos a esperança aguardamos a vinda do Cristo Salvador
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre

Cântico da paz: Paz, paz de Cristo, Paz que vem do amor irmão
Paz, paz de Cristo
Paz, paz que vem do amor te desejo irmão
Paz que é a felicidade de ver em você
Cristo nosso irmão

Se algum dia na vida você de mim precisar
Saiba que sou seu amigo pode comigo contar
O mundo da tantas voltas a gente vai se encontrar
Quero nas voltas da vida a sua mão apertar.

Irmãos saudemo-nos uns aos outros.

Ritos Finais

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os magos vieram adorar o Menino Jesus. O coração do ser humano que mora longe de Deus vem buscar esse Menino e o rosto de Deus. Continuaremos nossa caminhada. Sabemos que a luz da fé, nos guiará a um conhecimento sempre maior de Deus. Ao sairmos desta celebração precisamos levar a convicção de que nós, Igreja de Cristo, temos a missão de anunciar a todos (muito mais por convicção e ações do que por discursos) que Deus quer manifestar-se a todos através de Jesus, o Menino das palhas da manjedoura que é também Imagem do Deus Invisível.
Amém

Benção Final
Abençoe-nos o Deus Todo Poderoso, Pai, Filho, Espírito Santo
Todos: Amém
Vamos em paz e o senhor Jesus nos acompanhe.
Todos: Graças a Deus

Avisos:
1.Convidamos a todos para assistirem e participarem do REISAD DO MESTRE SEBASTIÃO CHICUTE em frente a casa do Artur
2.Aviso do Prof. Pedro Jorge

Leitura complementar

Oração aos Reis Mago
Ó amabilíssimos Santos ReisBaltazar, Belquior e Gaspar!
Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu. Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade. E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.
Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.
Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé.
Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à Igreja.
Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos. Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias,  colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora de Nazaré, e São José. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!

Fonte: Pesquisado e adaptado de vários sites católicos
Organizador: Prof. Artur Pinheiro

Agradecemos o apoio das seguintes pessoas:
Iraneuda Fernandes, Luzia Prudêncio, Socorro Chicute, Sassá, Pedro Jorge, Djalma Goveia, D. Creusa, Manuel Chicute, Ana Paula, Angélica, Joana D’arc,
Agradecemos aos membros brincantes do REISADO DO MESTRE SEBASTIÃO CHICUTE

AGRADECEMOS o apoio da Prefeitura Municipal de Capistrano, na pessoa da Prefeita INÊS Nascimento e a Secretaria de Cultura de Capistrano na pessoa de seu titular Alexandre Távora.




CELEBRAÇÃO DOS 60 ANOS DE CASAMENTO DE ANTÔNIO NOGUEIRA FERNANADES E MARIA IZAURA FERNANDES


Poço Cercado,  Quixeramobim em 25/12/2016

INTRODUÇÃO

Dirigente: Prezados Amigos, Visitantes e membros de nossa família.
Hoje é um dia muito especial para a família de Deus. Estamos celebrando as Bodas de diamante Antônio Nogueira Fernandes e Maria  Isaura Fernandes que a 60 anos atrás, envolvidos pelo amor, pelo sonho e pelo compromisso, decidiram juntar suas vidas e chegaram até o altar do Senhor para serem abençoados. Hoje, depois de muitas dificuldades e alegrias, junto com os frutos abençoados por Deus, os seus filhos provam a força do amor, comemorando anos de casados. Celebremos com alegria.

ACOLHIDA

Dirigente: Movidos pela alegria do encontro da fé em Deus e na vida, familiares, amigos e conterrâneos se fazem presentes para celebrar o querido casal Antônio Nogueira e Isaura Fernandes, que hoje completa Bodas de diamante. Ao exaltar a presença de Jesus, sentimos o acolhimento divino a nos oferecer a ocasião para pensarmos no tanto que temos de razões para agradecer a generosidade de Deus na arte de viver.

RITOS INICIAIS

1. CANTO DE ENTRADA
Reunidos aqui 

Reunidos aqui / Só pra louvar ao Senhor, / Novamente aqui, / Em união. Algo bom vai acontecer,  Algo bom Deus tem pra nós, Reunidos aqui / Só pra louvar o Senhor. ...

Seja onde for, eu louvo / Cada vez mais, eu louvo / Pois o Seu amor rodeia-me como o mar / Eu louvo o nome de Jesus / Pois no nome de Jesus / Liberto, eu estou. 

 
Dirigente: Estamos aqui reunidos, para celebrar as bodas matrimoniais de Nogueira  e Isaura. Que Deus nos ilumine com a sua luz e nos inspire sentimentos de júbilo e gratidão. Que em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo todos sejam bem-vindos.
Todos:: Amém!

Dirigente: Que seja bem-vindo, na plenitude do Deus da esperança e do amor, este casal

Todos:: Bendito seja Deus que em amor reconheceu nos seres humanos a sua imagem e semelhança para que pudéssemos divinizar a vida.

Mensagem de Acolhida dos filhos:

Um dos filhos:
Vocês, papai e mamãe são a fonte de nossa alegria, especialmente nesta data em que celebramos 25 anos de vossa união. Obrigado Senhor por manter unido este casal que nos criou no amor e na fé, na firmeza e acima de tudo, na alegria do lar que os dois construíram.

2. ATO PENITENCIAL

CANTO: PIEDADE

Senhor que viestes salvar
Os corações arrependidos
REFRÃO:  Piedade, Piedade
                  Piedade de nós
                  Piedade, Piedade
                  Piedade de nós

Ó, Cristo que viestes chamar
Os pecadores humilhados
                REFRÃO:

Senhor que intercedeis por nós
Junto a Deus Pai que nos perdoa
                REFRÃO:

3. GLÓRIA 
3             Glória, glória!
 Glória, glória! Ao Pai criador, / ao Filho redentor / e ao Espírito, glória! (bis)
Ao Pai criador do mundo, / ao Filho redentor dos homens, / ao Espírito de amor demos sempre glória!
4. ORAÇÃO DO DIA 
ORAÇÃO
PR.: Senhor e Pai, que por meio de uma fagulha do vosso amor destes vida a Artur Pinheiro, que hoje celebra seus 60 anos, aumentai ainda mais, o amor e a fraternidade entre as pessoas que, por vossa vontade, fazem parte de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Comentarista: A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, no caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos crentes. Ela contém luz para nos guiar, alimento para nos sustentar e consolo para nos animar. Cristo é o seu grande tema. Vamos acolher a palavra de Deus. Fiquemos de pé e vamos abrir os nossos corações para receber a Bíblia Sagrada, magnífica carta de amor de Deus para nós, seus filhos.

5. LEITURA  (lida por um dos filhos ou por um parente ou amigo)
Primeira Leitura - Is 9,1-6
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.
Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.
Pois o jugo que oprimia o povo - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã.
Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.
Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus!
Palavra do Senhor!
Todos:: Graças a Deus!

6. SALMO RESPONSORIAL 
Salmo Responsorial - Sl 95
Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas

na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

7. 2a. LEITURA 
Segunda Leitura - Tt 2,11-14
Leitura da Carta de São Paulo a Tito:
Caríssimo: A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador,
Jesus Cristo.
Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.
- Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz / Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor / Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor / Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor. O meu Senhor chegou com toda glória! / Vivo Ele está, Ele está!  Bem junto a nós seu Corpo Santo a nos tocar / E vivo eu sei Ele está!

9. PROCLAMACAO DO EVANGELHO 
 
Dirigente: O Senhor esteja convosco
Todos:: Ele está no meio de nós!

Dirigente: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Lucas.
Todos:: Glória a vós, Senhor!
Evangelho - Lc 2,1-14
Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.
Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.
Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura".
E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados".
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus

10.PROFISSÃO DE FÉ.
Todos: Creio em Deus Pai...
11. ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA 
Dirigente: Invoquemos a misericórdia de Deus Pai todo-poderoso, que, na sua admirável providência, quis que a história da salvação fosse simbolizada pelo amor, fidelidade (e fecundidade) conjugal. Digamos com humilde confiança: R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

(Leitura por um filho ou neto)
Pai santo, Deus fiel, que pedis e recompensais a fidelidade à vossa aliança, enriquecei com a abundância das vossas bênçãos estes vossos servos que celebram sexagésimo aniversário do seu Matrimônio;
R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que viveis eternamente com o Filho e o Espírito Santo, em plena unidade de vida e comunhão de amor, fazei que estes vossos servos recordem sempre e observem fielmente a aliança de amor que firmaram no sacramento do Matrimônio;
R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que, na vossa admirável providência, ordenais todos os acontecimentos da vida humana de modo a orientar os fiéis para a participação no mistério de Cristo, fazei que estes vossos servos, aceitando serenamente as prosperidades e as adversidades da vida, fortaleçam a sua união com Cristo e vivam só para Ele;
R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que, na vossa inefável sabedoria, quisestes que o Matrimônio fosse um testemunho de vida cristã, fazei que todos os esposos sejam no mundo testemunhas do mistério de amor do vosso Filho;
 
O Dirigente diz em seguida esta oração:
Deus eterno e onipotente, que, pela vossa admirável providência, sois o princípio e o fundamento da comunidade familiar, escutai benignamente as súplicas dos vossos servos e fazei que, seguindo os exemplos da Sagrada Família, possam um dia louvar-Vos eternamente na alegria da vossa morada celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R. Amém.

12. PAI-NOSSO
 
Cântico da paz
Paz, paz de Cristo! Paz, paz que vem do amor te desejo irmão! Paz que é felicidade de ver em você Cristo nosso irmão!
Se algum dia na vida, você de mim precisar, saiba que sou seu amigo, pode comigo contar.
O mundo dá muita voltas agente vai se encontrar, quero na volta da vida a sua mão apertar.

Dirigente:" A paz do Senhor esteja sempre convosco
R. O amor de Cristo nos uniu
 (Os cumprimentos de paz ficam para o final da celebração)
Cordeiro de Deus
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós! (bis)
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
dai-nos a paz!

RITOS FINAIS

13. BENÇÃO FINAL

Dirigente: Que Deus Pai, criador do céu e da terra, nos conceda a Sua alegria!
Todos:: Amém!

Dirigente: O Filho unigênito de Deus, com sua generosidade, esteja ao nosso lado em todas as circunstâncias.
Todos:: Amém!

Dirigente: Que o Espírito Santo derrame, sem cessar, a solidariedade em vossos corações!
Todos:: Amém!

Dirigente: E a todos nós aqui reunidos, abençoe-nos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo!
Todos:: Amém!

Dirigente: Proclamai a todos o amor de Deus! Ide em paz e que o senhor vos acompanhe!
Todos:: Graças a Deus!
14. ABRAÇO DA PAZ
Canto: Noite Feliz
Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores os anjos dos céus
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus, Salvador!
De Jesus, Salvador!

Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores os anjos dos céus
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus, Salvador!
De Jesus, Salvador!

Fonte: Organizado a partir de pesquisa em sites de orientação católica.
Agradecer ao apoio das filhas e doo filho de sr Antônio de d. Izaura e de mais familiares e amigos.

  

domingo, 11 de setembro de 2016

O CAPISTRANENSE PROF. PEDRO JORGE É CANDIDATO A VEREADOR EM FORLTALEZA



Pedro Jorge Pinheiro Alves, natural de Capistrano, sítio Carquija dos Alves, filho de Raimundo Alves e Lourdenise Pinheiro, veio para Fortaleza para se profissionalizar na antiga escola profissionalizante mantida pelo bispo de Fortaleza, Dom Antonio de Almeida Lustosa. Foi croinha da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, estudou no Liceu do Ceará, 
Ingressou na Secretaria de Saúde de Fortaleza na década de 1970, após concluir Pedagogia, pela UECE, foi transferido para a Secretaria de Educação do Município. Ingressou também na rede estadual como orientador educacional. Foi diretor da Escola Onélio Porto no José Walter e no CIES Zélia Correia no Planalto Airton Sena. Foi membro do Conselho Comunitário do José Walter e presidente da Associação dos Moradores do Ipaumirim, no antigo Pantanal.
Em Capistrano está revitalizando a casa PEDRO ALVES DA SILVA E RAQUEL ALVES para tanto fundou o IPRA -Instituto Pedro e Raquel Alves.
Foi candidato a vereador em Fortaleza por diversas vezes. Atualmente concorre pelo REDE, partido fundado por MARINA SILVA.

MAN-JOÃO-GOME

Esta plantinha que está em primeiro plano, nós chamamos em Capistrano e região de "MANJOAOGOME". Foi assim que minha mãe me ensinou. Tem muito em beira de rio, riachos etc. Ela é comestível, hoje, por exemplo coloquei no feijão. Na Amazônia ela faz parte da culinária. Quando estive em Belém vi ser vendida em feiras livres. O mesmo acontece em Recife. Aqui em Fortaleza tem bastante, pode ter no seu jardim. Se encontrar um pezinho cuide dele e passe a usá-lo em sua culinária. É bem macia, parece couve.
Ela tem uma variedade imensa de nomes. Vejam aí:
A PLANTA TAMBÉM TEM USO MEDCINAL
Nomes populares: Maria-gorda, Maria-Gomes, erva-gorda, beldroega-grande, beldroega-miúda, bredo, bredo-major-gomes, bunda-mole, carirú, carne-gorda, (falso)carurú, fura-tacho, inhá-gome, joão-gomes, joão-gordo, labrobró, labrobró-de-jardim, major-gomes, maria-bombi, maria-gombe, maria-gombi, maria-gomes, maria-gorda, maria-mole, mata-calos, ora-pro-nobis-miúdo, piolhinha, quebra-tigela, espinafre de Ceilao espinafre do Suriname, espinafre de Java, língua-de-vaca, manjogome, bêção-de-Deus, beldoegra francesa, Talina de Panama, Grand pourprier, Talina de Java, Onze heures , Ceylon spinach, Fameflower, , Fame flower, Jewels of Opar, Pink baby’s breath, Philippine spinach, Potherb fameflower, Surinam purslane, Sweetheart, Waterleaf, Surinaamse postelein, Surinaamse postelijn, Ceylonspinat, Javaspinat, Basella di giava, Spinacio di giava, Spinacio di Suriname, Krokot belanda, Poslen, Tu ren shen, Espinaca de Java, Espinaca de Surinam, Verdolaga francesa, Som chin, Som kaoli, Som khon, Som thai, Rama del sapo.
Família: Portulacaceae
Descrição : Planta da família das Portulacaceaae, erva ereta, folhas alternas, elípticas, carnosas e glabas, flores amarelas ou róseas, anteras amarelas, dispostas em panículas, fruto cápsula deiscente e rais tuberosa. Atinge 30 centímetros de altura. Apresenta raiz carnosa e suculenta. As folhas são opostas, pecioladas, bem carnosas e suculentas, de bordo liso. O fruto é uma cápsula globosa e pequena, contendo sementes. Reproduz-se por sementes, de preferência em solos úmidos, sombrios e com matéria orgânica, crescendo espontaneamente em todo o Brasil, principalmente em pomares, cafezais, beira de matas e terrenos baldios. É uma planta invasora. A colheita ocorre a qualquer época do ano.
História: É usado pela população cabocla e rural, inclusive como alimento nutritivo.
Alimento nutritivo : Lave muito bem as folhas frescas, enxugue e fatie. Tempere com azeite, sal e limão, três colheres se sopa de folhas frescas fatiadas. Coma antes das principais refeições.
Fonte: http://dreamgarden3.blogspot.com.br/…/maria-gorda-beldroega… - Acesso em 11/
09/2016.

terça-feira, 5 de julho de 2016

CARTA ABERTA À COMUNIDADE UECENA SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES






Caros colegas professores,
Caros estudantes,
Caros servidores adeministrativos,

PAZ E BEM!

É com sinceridade que me dirijo aos ologas professores, servidores e estudantes da UECE, para manifestar, com mais vagar e de forma pensada, minha posição sobre a greve atual, que passo a descrever:

1. Sempre fui a favor da luta dos professores, estudantes e funcionários, em relação às melhorias para a nossa querida universidade. Esta luta deve ser permanente, para a sustentabilidade desta instituição;

2. No presente momento, a grosso modo, a luta tem a segunte pauta: pela nomeação dos professores, pelo concurso para funcionários, pela ampliação das faculdades de Crateus e de Itapipoca, pela conclusão da obra de reestruturação dos campi do Itaperi e do CH-Fátima, pela construção dos RUs da FECLESC e FAFIDAM, pelo reajuste de nosso salários, pela inflação acumulada, detre outras igualmente importantes.

3. È uma pauta justa, necessária, legítima e que deve receber o apoio de todos os que fazem a UECE e da sociedade cearense. Todas as conquistas que tivemos até hoje na UECE foram fruto de muitas lutas. Nossa experiência na FECLESC foi marcada por isto. Para citar apenas um exemplo, conseguimos um terreno com a prefeitura de Quixadá e iniciamos, com muitos obstáculos, a construção da residência universitária da FECLESC; construímos a primeira ala, pois são duas alas na planta inicial, depois reformada na gestão da profa. Fátima Leitão. É pouco, mas foi a única do gênero constrruída pela UECE e por lá passaram muits alunos alguns dos quais são hoje profissionais e até professor da UECE, como é o exemplo do prof. João Álcimo Viana, ex-diretor do Cetitec-Tauá, e atual secretário de Educação daquele município. Participamos da maior luta que tivemos no passado pela nomeção dos professores concursados para as unidades do interior de 1983 a 1986, e por aí vai.

4. Atualmente estamos nesta luta, justa e legítima, como falei, mas na minha opinião com uma estratégia que está prejudicando e muito, nossos alunos da graduação, como é o caso da greve. A greve é o maior instrumento de luta da classe trabalhadora. Mas no caso de uma instituição de ensino público, a sua repetição constante e a sua prorrogação indeterminada, como está agora, com 60 dias de paralização, está prejudica, não o governo, mas os nossos alunos, a comunidades estudantil da grraduação, pois a pós graduação não parou, nem nesta nem nas greves anteriores. Então estamos prejudicando a parte mais fraca, neste jogo, nesta luta, os nossos alunos, razão pela qual existimos.

5. Devemos parar de lutar? Não. A luta deve continuar, mas com outras estratégias, de tal forma que dê visibilidade a opinião pública sobre a situação da UECE, denunciando o descaso do governo em relação à nossa universidade, mas sem um ônus tão pesado para o nosso alunado, como tem ocorrido nos últimos tempos e está a ocorrer neste momento.

6. Para mim, como já manifestei na greve anterior, a consulta para resultar na greve, não deveria ser somente a assembleia, esta é importante e deve ser a primeira instância deliberativa, mas respaldada por um plebiscito, por um referendum dos professores. Deveríamos aperfeiçoar nossos mecanismos de deflagração de greve com esta alternativa, tão decantada pelos que defendem a democracia na política governamental e que poderia ser exercida, experimentada no meio acadêmico. Que tal?

Isto posto, quero manifestar a minha proposta de pormos fim a esta greve de 60 dias, voltarmos ao trabalho e redefinirmos nossas estratégias para continuarmos lutando.

É nossa opinião, salvo melhor juízo. Peço a compresnção desde já, aos que pensam diferente, reivindicando, neste caso, o direito de opinião.

Fortaleza, 05 de julho de 2016
 
Prof. francisco Artur Pinheiro Alves - Curso de História CH