domingo, 8 de setembro de 2013

CÍRIO DE NAZARÉ DE CAPISTRANO - 2013

Hoje foi a culminância do IX CÍRIO DE NAZARÉ (2013) DE CAPISTRANO. A procissão começou por volta das 16:30, conforme o previsto. Antes, pela manhã, houve a colocação do manto de Nossa Senhora de Nazaré, trazido de Belém do Pará, por uma família de Belém, que tem familiares seus em Capistrano.  Teve também a entronação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e a colocação da corda de 300 metros junto á berlinda e a coroação feita pelo padre GIOVANE SARAIVA, um dos mais ilustres capistranenses, do Mazagão, hoje pároco da Igreja Redonda em Fortaleza. Estes  eventos ocorreram ás 10 horas da manhã, dentro da missa das 8 horas, que durou duas horas e vinte minutos.
A procissão do CÍRIO percorreu as ruas principais de Capistrano e durou cerca de duas horas, sempre acompanhada pelo pároco de Capistrano, Pe. Francisco Eudásio, que mesmo tendo feito uma cirurgia recentemente, estava firme e forte em sua missão, por toda a caminhada. A procissão foi muito participativa, com a presença de todas as comunidades com as bandeiras de seus padroeiros. Muitos populares aplaudiam o cortejo ao logo do trajeto. Vejam abaixo algumas imagens.



Um comentário:

  1. É muito dinheiro injetado que:
    a) não haverá nenhum desalmado se espezinhando na corda da santa, nesse espetáculo macabro;
    b) Belém tem 100% de rede esgoto e água tratada e potável;
    c) a educação é exemplar;
    d) não dá vergonha andar no centro do comércio em Belém porque não há barracas atrapalhando os comerciantes.
    Seu hipócritas, imbecis, espertalhões, fingidos, mentirosos, o que os mantém nessa empáfia é a ignorância dessa gente tosca.
    Carniceiros, fratricidas, mantenedores das multidões em estado de abandono e totalmente desautoestimados.
    -----------------------------------------
    O espetáculo de Louvor e Manutenção da Miséria, o Proselitismo do Atraso em mais uma versão, para deleite dos Caridosos Católicos que ficam no 3º Andar enquanto os desalmados se espezinham na corda do Círio dos Horrores.
    Após cada sessão desse Espetáculo Macabro, os Caridosos continuam o seu banquete até mais esfuziante. Já os pés-calejados e desautoestimados vão cambalear no Ver-O-Peso com o pandu cheio de cachaça;
    Católicos semeadores de miséria, deem uma chance ao meu Pará para se estabelecer nesse Estado um piso mínimo de dignidade!?
    -----------------------------------------
    Mandar para o inferno com requintes de CARIDADE.
    É essa a especialidade da Igreja Católica Apostólica Romana com seus círios e suas procissões, e os pobres "se arrastando que nem cobra pelo chão" (Gil).
    Milhões de miseráveis para o festival permanente das boas obras.
    Esses católicos dependem de milhões de mendigos para chegar ao céu. Portanto:
    Brasil católico e Brasil desenvolvido são condições excludentes.
    FRANCISCO DE LIMA GOMES
    f_l_gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir