sábado, 8 de dezembro de 2018

PROJETO TEATRO/CAPELA ECUMÊNICA DE TAIPA DA CARQUEIJA/CAPISTRANO-CE




“Eu não estou interessado em nenhuma teoria” (Belchior)

Introdução
O Instituto Calumbi de Educação e Cultura, com sede em Maranguape, desenvolve uma ação sociocultural em Capistrano, a saber: Apoio ao ECOMUSEU RURAL RAIMUNDO ALVES DA SILVA E BIBLIOTECA PROFA. LOUREDENISE PINHEIO ALVES, na localidade Carqueija dos Alves, naquele município.
Com esta experiência exitosa, se lança a outro desafio, qual seja, o de construir, com apoio da comunidade e de colaboradores externos, usando essencialmente materiais descartados de reformas de construções, uma CAPELA/TEATRO de TAIPA em Carqueija, agregando-o aos projetos já existentes, acima discriminados.


Objetivo:
O objeto do projeto é a construção, através de doações e com mão de obra remunerada e de voluntários, do TEATRO/CAPELA DE TAIPA DA CARQUEIJA/CAPISTRANO-CE

Objetivos específicos:
Aprender e ensinar a construção de taipa, usada pelos nossos antepassados e desconhecida pela juventude da comunidade;
Incentivar a cultura local, disponibilizando um espaço próprio para manifestações cênicas e culturais;
Contribuir com o diálogo religioso e o ecumenismo entre os participantes das diversas manifestações religiosas, possibilitando a convivência de dos mesmos, de forma respeitosa, em um espaço comum para todos, rem as regras dogmáticas de cada credo;
Contribuir, latu sensu, com a cultura, na localidade.


Justificativa:
Necessidade de um espaço dedicado à cultura na localidade, haja vista não existir, com estas características e perfil.

Por que teatro:
TEATRO, por pretender ser um espaço, também disponível para manifestações culturais, como é o caso da BRINCADEIRA DO REISADO, que já acontece anualmente no local, através do REISADO DO MESTRE SEBASTIÃO CHICUTE, mas em ceu aberto, sem um espaço apropriado.

Por que capela:
CAPELA ECUMÊNICA, por oferecer a oportunidade da prática do ECUMENINSO, pois a mesma será aberta ao culto de das religiões que os moradores da localidade e adjacências, professam, mas no mesmo lugar, provocando assim um sentimento comunitário e de respeito mútuo entre os credos religiosos.

Por que taipa:
DE TAIPA, para resgatar um tipo de construção do conhecimento das pessoas mais antigas do local, mas e principalmente, por uma opção ecológica, uma vez que pretende-se usar na construção, somente materiais usados, descartados pela popuação, local, das cidades vizinhas, de Maranguape e de Fortaleza, através de uma rede de colaboradores, bem como aqueles catados por este signatário, já a algum tempo.

Materiais:
Os materiais são: LINHAS, CAIBROS, RIPAS, TEHAS, PORTAS, JANELAS, SANITÁRIOS, (todos reutilizados, oriundos dos lixões e de restos de construção doados ao projeto) e barro amassado.

Metodologia:
Usar a metodologia de construção da taipa, também conhecida por pau-a-pique, adaptando-a à realidade e as condições atuais e limitações do projeto, usando linhas caibros e ripas, todas de reciclagem, ao invés de forquilhas, estacas e varas, da mata nativa, como se faz na taipa tradicional.
 Usar ferramentas e instrumentos básicas para escavação e fixação da madeira e telhado, barreamento, usando mão de obra local, remunerada durante a estruturação e voluntária durante o barramento, sob a supervisão do mestre e da obra e coordenador de todas as etapas.

Área:
198m2

Etapas:
Cavação e fincamento das estacas e linhas de sustentação
Emadeiramento vertical com caibros
Emadeiramento horizontal com ripas
Emadeiramento da cobertura
Barramento
Colocação de portas e janelas
Reboco
Pintura

Cronograma de execução:
Maio de 2018 a abril de 2022

Observação:
Este projeto básico pode e deve sofrer modificações e adaptações, de acordo com o seu desenvolvimento e execução.

Coordenação geral:

Prof. Dr. Francisco Artur Pinheiro Alves
Presidente do Instituto Calumbi
Coordenador e mestre de obra do Projeto



Nenhum comentário:

Postar um comentário