domingo, 21 de janeiro de 2024

DOM LUIZ FERNANDO CABRAL DE BARROS E O ENCERRAMENTO DE UM CICLO NA ICAB DO CEARÁ

 Pe. Francisco Artur Pinheiro Alves

      Encerou-se, dia 20 de janeiro de 2024, o mandato episcopal de Dom Luiz Fernando Cabral de Barros, como bispo diocesano de Fortaleza, da ICAB – Igreja Católica Apostólica Brasileira. Segundo Dom Manoel Rocha, Dom Fernando é o quinto bispo da Diocese de Fortaleza, desde a nomeação de Dom Raimundo Simplício, em 1961. Dom Fernando, até aqui, foi o bispo mais longevo de nossa diocese, passou 28 anos à frente da mesma.

                Dom Fernando teve a humildade e o discernimento de entregar o bastão, ao completar 75 anos de idade, é o que recomenda o estatuto da igreja, porém não é impositivo, o bispo pode ficar no cargo, enquanto tiver saúde física e mental.

                Segundo ele, em sua fala de despedida, foram muitos os desafios, as realizações, as conquistas, mas também as decepções, os contratempos. Tudo isso faz parte da caminhada do pastor. Foram ordenados muitos padres, alguns já faleceram, outros deixaram a igreja, foram para outras igrejas, onde são bispos, outros deixaram a vida religiosa e, pelo menos um, hoje é pastor evangélico. O pluralismo religioso que temos no Brasil hoje, graças em grande parte, a Dom Carlos Duarte Costa, nosso São Carlos do Brasil, que iniciou este processo de democratização no seio do catolicismo nacional, fez com que muitas outras igrejas de rito católico latino tenham sido criadas, e tais igrejas tem também, recebido padres e religiosos de nossa ICAB.

                Mas o balanço que Dom Fernando faz de sua gestão à frente da diocese de Fortaleza, é positivo, deixa diversas paróquias, capelanias e áreas de missão, instaladas, na capital e no interior. Muitas delas com sedes próprias e vigários em pleno exercício, distribuídos em Fortaleza, na região metropolitana e no interior do Ceará. O Clero ainda é pequeno, mas é coeso, unido e bem preparado.  

                Dom Fernando teve, também, uma atuação além do Ceará. Foi dirigente regional da ICAB no Norte e Nordeste, nos últimos anos, não tendo concorrido a nenhum cargo no último Concílio, pois já se preparava para a renúncia.

                 Mas, o mais importante legado de Dom Fernando, é de ser um bispo amoroso, fraterno, tanto com seu clero, como e principalmente com o seu rebanho leigo, os paroquianos, os colaboradores da igreja em todas as suas instâncias. Isso nos assegura a afirmar, que Dom Fernando foi e continua sendo um bom pastor.

                 Agora, como bispo jubilado, vai continuar colaborando, com seus conselhos e sua experiência episcopal, no que somos gratos, pois ainda vamos precisar muito de seus conselhos.         

                Mas a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, que está sob a jurisprudência da ICAB em Fortaleza, não pode parar, continua. Para isso Dom Fernando preparou um sucessor, Dom Francisco Célio Batista, que tendo sido Vigário Geral e bispo Coadjutor, chega com conhecimento e bagagem para tocar o barco, claro que com o apoio de todo o Clero e dos nossos fiéis.

                 A Dom Fernando desejamos vida longa, saúde e que continue nos apoiando, a Dom Célio desejamos uma boa gestão e que a Diocese de Fortaleza possa crescer ainda mais, sob sua administração.

                Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário