sábado, 26 de novembro de 2011

60 ANOS DE CAPISTRANO: NOSSA HOMENAGEM AO PROFESSOR JOSÉ HUMBERTO GOMES DE OLIVEIRA – BETINHO ou J.H.G.O.


Neste aniversário de 60 anos do município de Capistrano, a Revista Capistrano em Foco e este articulista em particular homenageará várias personalidades e instituições que prestaram grandes e valiosos serviços à nossa querida terra.
O primeiro escolhido para receber esta homenagem é o nosso decano entre os professores, o mestre Prof. José Humberto Gomes de Oliveira, Prof. Betinho, ou J.H.G.O. como gosta de ser chamado.
O Betinho é esta figura maravilhosa, humilde, prestativo, detentor de um saber singular da língua portuguesa, que formou gerações. Seu trabalho em Capistrano remonta a década de 1960, quando aqui chegou, fez carreira profissional como professor de Português e ocupando diversos cargos na gestão da educacional e cultural da cidade.
Betinho é natural de Itapiúna, mais precisamente de Caio Prado. Foi desde cedo dedicado aos estudos como seminarista franciscano, tendo ido completar seus estudos na Paraíba e depois, desistindo de ingressar na rígida carreira eclesiástica, devotou-se ao magistério. Além de Capistrano trabalhou em outros municípios, como em São Gonçalo do Amarante, onde é conhecido como professor Beto. Desta passagem de sua vida rendeu uma grande amizade com o intelectual, medico, político ex-governador do Estado, Dr. Lúcio Alcântara.
Na gestão do prefeito Zé Renato, quando este criou a Secretaria da Cultura de Capistrano, Betinho foi nosso Chefe de Gabinete exercendo a função como muita competência e dedicação. Contribuiu sobremaneira para a criação e institucionalização do MUSEU MUNICIPAL DE CAPISTRANO. Também naquela gestão, criou e tomou posse como primeiro presidente, a ACADEMIA CAPISTRANENSE DE LETRAS E ARTES – ACLARTE, sendo o seu principal baluarte.
Reconhecendo a sua importância para o município, sobretudo na áreas da Educação e da Cultura, o Partido Verde de Capistrano, o escolheu como presidente de Honra, motivo de orgulho para todos nós do PV de Capistrano.
Por tudo que representa para nosso município e nosso povo, queremos neste aniversário de 60 anos de nossa terra, homenageá-lo neste momento, figurando como primeiro de uma série de personalidades e instituições que pretendemos homenagear em nossa página eletrônica. Sabemos que a partir desta publicação, os que tiverem acesso à nossa revista, poderão também contribuir, trazendo mais informações e fazendo a sua homenagem pessoal ao nosso mestre. Portanto esta homenagem não se encerra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário