domingo, 8 de fevereiro de 2015

Ordenações femininas nas igrejas cristãs - FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES

Se é verdade que Jesus escolheu seus 12 apóstolos todos homens, não se pode dizer que por conta disso, as mulheres, com a evolução dos tempos, não possam receber o sacramento da ordem. São Paulo, em Gl 3: 27,28, iguala todos os cristãos e cristãs: 27- pois todos quantos em Cristo fostes batizados, de Cristo vos revestistes. 28 -Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Ora, se não há homem nem mulher, como não há judeu nem grego, escravo ou livre, todos são um em Cristo, todos são iguais em Cristo, então a mulher é igual ao homem em Cristo, portanto, poderia exercer toda e qualquer função na Igreja de Jesus Cristo. Do contrário não seriam iguais e muito menos “um”. Quando ele diz são “um”, é por que não pode haver diferença, todos são iguais, de tal forma que são “um”.

E o próprio São Paulo narra em Rm 16:1, a existência de uma diaconisa, que inclusive muito fizera por ele, como podemos ver: 1 - Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é diaconisa na igreja de Cencreia. 2 - Peço que a recebais no Senhor, de modo digno como os santos devem ser recebidos e a ajudeis em tudo o que venha a necessitar, porquanto ela tem prestado grande auxílio para muitas pessoas, inclusive para mim.

No que pese, alguns contestarem esta assertiva, de que Febe era uma diaconisa, a Bíblia TEB, uma edição conjunta das edições Loyola e Paulinas, autorizada pela CNBB, está escrito textualmente, em Rm 16:1, “diaconisa”. É certo que a ordenação de diáconos foi uma iniciativa dos apóstolos, frente ao acúmulo de trabalho que estava sobre eles. Portanto os apóstolos perceberam que tinham que criar um corpo de auxiliares e na comunidade de Cencreia, uma destas auxiliares era mulher. Se Paulo diz que tratava-se de uma diaconisa, é porque ela foi ordenada como tal, do contrário não teria referido-se a ela com este termo.

Portanto, estas duas passagens da Bíblia, por si só, já credenciam as igrejas cristãs a ordenarem mulheres tanto como diaconisas quanto como sacerdotisas ou presbíteras.

Dom Clemente Isnard, beneditino, à época bispo emérito de Nova Friburgo RJ, tendo por base a decisão das igrejas Anglicana e Luterana e os bons resultados que foram alcançados em ambas, sugere que este assunto seja amadurecido na Igreja Católica (Isnard, 2008 p. 29 ).

A igreja Anglicana, ordena mulheres e pelo que se sabe está se dando muito bem. Recentemente uma das mulheres ordenadas sacerdotisa, foi consagrada bispa, como podemos ver na reportagem a seguir:

Kay Glodsworthy se tornou a primeira mulher bispa da Igreja anglicana australiana, que autorizou esta iniciativa em 2007. Glodsworthy foi uma das primeiras dez mulheres sacerdotisas ordenadas em 1992 pelo antigo arcebispo de Perth, capital da Austrália Ocidental. O atual responsável desta arquidiocese, Roger Herft, que a ordenou como bispa, assinalou que sua ordenação mantém a tradição de outorgar um papel relevante à mulher na igreja e na comunidade. A notícia é do boletim eletrônico Periodista Digital, 11-04-2008. (http://www.ihu.unisinos.br/ acesso em 05/01/15)

Este é um fato histórico e de muita importância para o cristianismo, exemplo de evolução da igreja e que poderia ser seguido por todas as organizações religiosas cristãs neste século XXI.

O tema é polêmico entre os cristãos de várias confissões, mas os exemplos das Igreja Anglicana e Luterana são os mais patentes, em termos de experiências positivas e que devem encorajar aquelas e aqueles que lutam por esta conquista para as mulheres na Igreja de Cristo, para que nela sejamos “um em Cristo”, como tão bem definiu São Paulo.

Por fim, ressalte-se a contribuição que as mulheres poderiam dar à igreja nos serviços pastorais, ministrando os sacramentos e na evangelização como um todo. Seria uma conquista inestimável para as mulheres, sim, mas sobretudo para a o projeto de expansão do cristianismo.

Francisco Artur Pinheiro Alves é professor do curso de História da UECE e membro o INSTITUTO CALUMBI DE EDUCAÇÃO E CUTURA
Publicado nos dias 25/01/15 e 08/02/2015 na pagina ESPIRITUALIDADE do Jornal O POVO de Fortaleza  www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário