quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

LANÇAMENTO DO LIVRO: SEBASTIÃO CHICUTE, MESTRE DE CORDEL E REISADO

Ontem dia 17 de janeiro, tivemos o prazer de fazer o lançamento do livro: SEBASTIÃO CHICUTE, mestre de cordel e reisado, na Câmara Municipal de Capistrano. O livro é fruto de minha tese de doutorado em Educação, na UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO UAA em 2012.
A edição foi patrocinada pelo INESP, através de seu presidente GEORGE LOPES VALENTIM, que esteve presente ao evento.
A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, Vereador Raimundo Nonato Alves Francelino - Namim e teve a participação do presidente do Conselho municipal de Educação, Prof. José Rocha Cavalcante, do Secretário de Comunicação da Prefeitura de Capistrano, representando a prefeita Inês Nascimento, Sr. da viúva de Sebastião Chicute, Luzia Prudêncio, da ex-secretária de educação Edina Cavalcante, da vereadora  Aiana Nascimento de Oliveira, o ex-vereador Domingos Sávio Pinheiro Alves - Sassá, do radialista, poeta e tocador  Toinho da Viola, do Dr. Emanuel Abdalla Pinheiro, do Pof. Elisânio Umbelino, representando o município de Maranguape,  da vereadora de Milhã e filha de Capistrano, Marta Pereira Alves, Alves, além de professores, estudantes, familiares do Mestre Sebastião Chicute e da comunidade em geral.
Na ocasião tive a oportunidade de fazer a apresentação do livro e narrada toda a trajetória da pesquisa, além de mostrar a importância do Mestre Sebastião Chicute para a cultura local e região.
Ao usarem da palavra  os membros da mesa foram unânimes em reconhecer a importância da obra para a cultura e para o município de Capistrano.
Após o uso da palavra pelos convidados, entregamos livros para as autoridades: Prefeita, vice prefeito, todas as escolas municipais, todos os vereadores, ao Conselho Municipal de Educação, presentes e ausentes e aos componentes da mesa.
Os demais livros ficaram uma pare com a família, sob responsabilidade da Sra. Luzia, viúva de Sebastião e uma outra parte que será distribuída a todas as bibliotecas da Universidade Estadual do Ceará – UECE, capital e interior  da qual sou professor, Biblioteca Menezes Pimentel e Biblioteca Dolor Bareira, em Fortaleza. Vale ressaltar que o livro está disponível em PDF, tanto no INESP, no site da Assembleia Legislativa do Ceará, como pode ser adquirido por e-mail enviado a este autor: artur.pineir@uece.br
A sensação que temos com este empreendimento é de dever cumprido. Que o esmo seja lido pelo maior numero de pessoas possíveis e seja subsídio para os pesquisadores da área da cultura popular.
Quero agradecer ao INESP, na pessoa do amigo GERGE VALENTIM, e na pessoa dele agradecer a Assembleia Legislativa e todos do INESP. Também quero agradecer a todos os que contribuíram ara esta obra sair dos arquivos da universidade e ser entregue ao público.
Seguem abaixo, algumas imagens do evento, o convite e uma imagem da comemoração, após o evento













Nenhum comentário:

Postar um comentário