segunda-feira, 5 de julho de 2010

CARTA AOS SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ, PROF. FRANCISCO AUTO FILHO

fORTALEZA,25 DE MARÇO DE 2010


Senhor Secretário,

Na qualidade de cidadão de Capistrano, nossa terra natal, na qual tivemos a honra de ser o primeiro Secretário de Cultura (2005-2006), na gestão do ex-prefeito José Renato Cavalcante, venho expor, sugerir e solicitar a V. Excia. o que se segue:

  1. Capistrano, com a construção da histórica Ce 257, que ligará a cidade a Aratuba e a Canindé, passa a ter uma importância estratégica na região, pois fica 10 km de Itapiúna, 12Km de Aracoiaba, 15 km de Aratuba e uma das vias do projeto “ Caminhos de Assis, que leva romeiros a Canindé, cidade conhecida pelo seu turismo religioso;
  2. Vale lembrar que esta cidade tem dois Pontos de Cultura, do MINC, um no Museu Municipal, ligado a AMAB, que dispõe, inclusive de uma Ilha Digital, conseguido em nossa gestão. O outro na ong CICC- Centro Integrado de Cultura e Cidadania dirigida pelo prof. José Rocha Cavalcante,
  3. Entretanto esta cidade, nem as suas vizinhas mais próximas, não dispõe de um teatro, sendo o mais próximo em Guaramiranga. A construção de um teatro aqui, é de grande importância para o desenvolvimento da cultura local e regional.
  4. Capistrano possui um lindo galpão de uma fábrica de algodão, que está desativada há anos, que muito bem comportaria um teatro, para as proporções da cidade e da região. Este galpão, que está subutilizado, fica vizinho ao prédio da Câmara Municipal.
  5. Na nossa gestão, como Secretário de Cultura, chegamos a cogitar a construção de um teatro naquele local, seria um “teatro galpão”, mas infelizmente não houve tempo nem recursos. Chegamos a confidenciar isso a V. Excia. em reunião do Governo do Estado na cidade de Pacoti ou Guaramiranga, se não estamos enganados.

Isto posto, vimos solicitar, ainda que tardiamente, os bons ofícios de Vossa Excelência, no sentido de encaminhar a elaboração de um projeto de construção do sonhado teatro de Capistrano, ainda na vossa gestão.

De nossa parte, estaremos mobilizando todos os políticos locais, sem interessar a coloração partidária, para conseguirem junto aos parlamentares de seus partidos, emendas orçamentárias para viabilizar a referida obra.

Certos da importância de um equipamento cultural desta natureza para a região e da certeza de que V. Excia tem esta compreensão, agradecemos a atenção dispensada, ficamos aguardando, confiantes, um retorno positivo de V. Excia e equipe.

Atenciosamente,

Francisco Artur Pinheiro Alves

Cidadão de Capistrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário