segunda-feira, 5 de julho de 2010

ESTRADA CHICO SALES

A estrada CE 257, trecho entre Capistrano e Pai João, deveria receber o nome de seu pioneiro, o primeiro prefeito de Capistrano e também ex-deputado Estadual, Francisco Augusto Sales, conhecido por Chico Sales.

A opinião é da professora aposentada Lourdenise Pinheiro Alves, (92) que nos conta com muita propriedade, que a referida estrada foi iniciada na gestão daquele prefeito em 1958, através do DNOCS – Departamento nacional de Obras contra a Seca, naquele ano.

Em entrevista a este missivista, na década de 1980, o ex-prefeito e ex-deputado confirmou esta afirmação da professora. As negociações para uma frente de serviços em Capistrano que beneficiou aquele municípios e os municípios vizinhos, se concentraram em duas grandes obras: A Estrada da Aratuba, que é estrada do Pai João e o Açude Cassacos, no Sans Souci, hoje Carqueija, naquele mnicípio.

Segundo a professora Lourdenise Pinheiro, era propósito do senhor Adolfo Farias, fazer o açude na localidade de Iú, também em Capistrano, mas pesou a localidade de Sans Souci, propriedade de Francisco Nunes Filho, influente político à época.

No final da década de 60 o Senhor Francisco Sales, novamente Prefeito, conseguiu verba para fazer a ponte sobre o rio Pesqueiro, ficando definitiva a estrada até a localidade de Pesqueiro e de lá para o pai João. Com a construção do Açude Pesqueiro, no governo Lúcio Alcântara, a estrada teve que voltar ao seu projeto inicial, uma reta entre Capistrano em Pai João e de lá para Canindé, com uma artéria até Aratuba.

A denominação da estrada de Estrada Chico Sales, seria uma justa homenagem ao nosso primeiro prefeito e iniciador da obra.

Fica a sugestão para o Governo do Estado e Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário