terça-feira, 14 de maio de 2013

Capistrano de Abreu e sua genialidade historiográfica, por Angerlânia da Costa Barros


                                                                        “Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da Constituição por: Artigo Único - Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara. ―Capistrano de Abreu.

                 João Capistrano Honório de Abreu ou simplesmente, Capistrano de Abreu é um dos maiores ou porque não, o maior historiador brasileiro. Ilustre cearense saído do interior da província do Ceará: município de Maranguape onde nascera a 23 de outubro de 1853 foi um grande colaborador da historiografia brasileira. Chega ao Rio de Janeiro, por volta de 1875 e através de sua obra mais importante, Capítulos de história colonial 1500-1580, sua curiosidade pelo conhecimento e a sua grande capacidade intelectual, ficará para sempre marcado como um renovador metodológico do fazer historiográfico.
                 Capistrano é lembrado não apenas pela riqueza e originalidade de suas obras, mas também pela facilidade que as criavam, sendo curioso e espantoso nos dias de hoje, acreditar que ele era autodidata e capaz de escrever uma tese em quarenta dias e esta apesar da brevidade, despontara Capistrano como inovador na produção da historia brasileira. Outra curiosidade é sua amizade com grandes letrados brasileiros, entre eles destacamos seu conterrâneo, José de Alencar que segundo relatos da época, foi quem lhe preparou “o terreno” no Rio, colocando-o em meio a intelectuais como Machado de Assis.
               Entre trabalhos como professor de corografia (estudo geográfico de uma região) e história do Brasil, redator em jornal como Gazeta de Notícias e colaborador da Biblioteca Pública da Corte e vários outros, João Capistrano começa a idealizar uma nova história do povoamento do Brasil, assim, tornou-se um respeitado anotador, tradutor e prefaciador, consolidando seu nome como estudioso da história colonial, das línguas indígenas e da geografia brasileira, sendo constantemente comparado a Varnhagen, outro grande historiógrafo da história colonial brasileira.
               Essa citação de Capistrano mostra a sua reflexão a cerca dos problemas políticos enfrentados pelo Brasil desde os tempos da colônia e também, suas raízes cearenses, já que estes criticam com bom-humor as intempéries da vida. Enfim, a contribuição historiográfica desse historiador foi relevante ao Brasil por apresentar novos métodos de se produzir história, desmitificando vários clichês a respeito do povoamento do território brasileiro, mas, o seu mérito não se limita a apenas isto, Capistrano foi brilhante em tudo que trabalhou e como a ciência mesmo define seus intelectuais brilhantes: ele era um homem a frente de seu tempo.



 Referencias:
CAPISTRANO DE ABREU, João. Capítulos de história colonial: 1500-1800 & Os caminhos antigos e o povoamento do Brasil./ José Honório Rodrigues. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1982. p. 3-14
CORDEL-Vida e morte de João Capistrano de Abreu. Autor: “Sebastião Chicute”.

Artigo apresentado na disciplina LABORATÓRIO DE TEORIA DA HISTÓRIA, docurso de História da UECE, ministrada pelo prof. dr. Francisco Artur Pinheiro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário