quinta-feira, 23 de maio de 2013

CAPISTRANO DE ABREU, UM EXEMPLO DE DEDICAÇÃO. Por CLEIDIANE ROSENDO FERREIRA. Aluna do Curso de História da UECE


Capistrano de Abreu nasceu em Maranguape no dia 23 de outubro de 1853, no Sítio Columinjuba. Filho de Gerônimo Honório de Abreu e Antônia Vieira Mota. Segundo José Honorio Rodrigues Capistrano de Abreu fora até o inicio do século XX o maior historiador do Brasil, isso pode ser justificado a partir do momento que sabemos que iniciaram a produção historiográfica indo além dos métodos descritivos, mas analisando e interpretando o fato.
A simples província do Ceará, não ofereceria meios para o desenvolvimento do talento intelectual necessário de Capistrano. Em 1875,  esse chega à capital do Brasil ou a corte do império na época. Anteriormente, Capistrano manteve contanto com o escritor José de Alencar. Este influenciou o historiador maranguapense que considerava a narrativa alencarina um importante retrato sobre o período colonial, principalmente, o Guarani que poderia até substutuir as teseshistoricas sobre aquele momento histórico.
Antes de lecionar, no colégio Dom Pedro II, como professor de Coreografia e Historia do Brasil, Capistrano trabalhou numa livraria chamada Garnier e depois escreveu para alguns jornais do Rio de Janeiro, como o Gazeta de Noticia. Também trabalhou na Biblioteca Nacional o que possibilitou um contato com fontes históricas mais profundo e escreve a maior obra bibliográfica histórica de Catálogo da Exposição de História do Brasil.
A importância de Capistrano se dá pela tentativa de fazer uma historia do Brasil não só expondo as fontes em suas obras, mas também por torna-la a partir de notas e citações mais acessível ao publico que não pertencia a época na qual o documento fora produzido. Como um dos primeiros a utilizar o método critico e iniciar a historiografia brasileira nesses moldes. Porém, ele mesmo acreditava que um dos fundadores da historiografia brasileira fora Varhagen e a possiblidade de revisar a obra desse e encontrasse alguns erros e descuidos.
Além de se dedicar a Historia Colonial, Capistrano também estudou as guerras holandesas e espanholas, dessa forma, ele procurou preencher lacunas dos estudos históricos sobre determinados assuntos. a obra apresentada para o concurso do colégio D. Pedro II, Capítulos da História Colonial é uma das obras mais conhecida e citadas desse historiador cearense.
Além de Varghagen, Capistrano trocou correspondência com Studart e como o Visconde do Rio Branco.Dessa maneira ele trocava informações sobre suas pesquisas em andamento e também solicitava alguns documentos que poderiam auxiliar sua pesquisa.
O método histórico de Capistrano traz crítica sobre as fontes históricas. Entretanto, não foi só sobre o documento histórico que ele se dedicou também a psicologia e a economia politica. Esse historiador também inovou ao estudar a língua e os costumes dos povos indígenas. Assim para ele, o elemento indígena foi mais decisivo para a formação do povo brasileiro do que o africano, entretanto, Capistrano não elimina a importância da influencia africana sobre a cultura brasileira.
A participação de Capistrano no IHGB refere-se principalmente, ao projeto de construir uma historia nacional baseados nas teorias cientificas que foram marca do século XIX. Capistrano analisa os documentos históricos, mas também se dedicou a divulgar e ampliar o conhecimento sobre as fontes históricas. Aquele também contribuiu com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que tinha como um dos principais objetivos criar a história nacional seguindo as tendências europeias.
Além de ser autor, Capistrano era compilador e editor, pois assim acreditava-se fazer uma historia mais completa que os historiadores anteriores. O conhecimento e o domínio sobre outras línguas tais como o inglês, francês e alemão, possibilitou que Capistrano realizasse também algumas traduções.
Portanto, o método de Capistrano utilizou para pesquisa e analise documental foi  necessário para que os documentos pudesse passar não só apresentar os fatos, mas a partir de sua leitura e interpretação ser possível  apartir deles escrever a historia pátria. Portanto, vemos que a metodologia de trabalho está além da pesquisa, mas também pela analise do historiador que daria sentido aos fatos e construiria a historia propriamente dita.
Para finalizar a visão de Capistrano  a partir de uma carta a J.L. Azevedo sobre a Historia do Brasil encontrado no livro Capistrano de Abreu de José Aurélio Câmara: “A História do Brasil dá ideia de uma casa edificada na areia.É uma pessoa encostar-se numa parede, por mais reforçada que pareça, ela vem abaixo tôda a grampiola.”Dessa maneira, percebemos a dedicação e empenho que Capistrano tentou escrever uma história sobre sua nação.
Trabalho apresentado à disciplina de LABORATÓRIO DE HISTÓRIA do Curso de História da UECE, sob a orientação do prof. dr. FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário