quarta-feira, 29 de maio de 2013

CAPISTRANO DO SÍTIO COLUMIJUBA. Por ÍCARO SOUZA*

Ser um cearense com uma produção intelectual rica e um trabalho de pesquisa histórica abrangente, interdisciplinar, calcado num rigor metódico e numa crítica ferrenha às fontes e às produções contemporâneas, adquirindo referência em seu tempo e permanecendo em debate na posteridade, foi tarefa cumprida prazerosamente por Capistrano de Abreu – apesar de o mesmo, quando em vida, não preocupar-se com elogios ou quaisquer distinções. Oriundo do Sítio Columinjuba, localizado na - à sua época ainda freguesia – cidade de Maranguape, foi após mudar-se para o Rio de Janeiro nos anos setenta dos oitocentos que o cearense ganha destaque no cenário nacional.
As exaustivas leituras e o rigoroso processo de levantamentos documentais resultaram em estudos históricos enriquecidos por elementos geográficos, etnológicos e linguísticos, destacando-se as várias linhas dedicadas ao período colonial. Suas pesquisas são densas, sensíveis, olham para um Brasil à época ignorado por uma historiografia tradicionalista, voltada para as virtudes portuguesas e para o propalado litoral do pau-brasil e da cana-de-açúcar. O interior, os sertões, as terras povoadas pelos indígenas, os caminhos do boi, as minorias étnicas, os hábitos do homem comum, vão sendo desvendados a partir de seus escritos que, como retorno, o promovem com títulos e qualificações os quais ele nem sempre abraça.
“Sua obra pode ser inserida ao lado de outras produzidas em meio a um movimento de redescoberta do Brasil iniciado ainda no século XIX e que se prolongou até, pelo menos, os anos 1950, despertando o interesse pelo interior do país, com suas vastas regiões e populações desconhecidas.” (Rebeca Gontijo, Fundação Biblioteca Nacional, 2010).

Atualmente Capistrano me presta auxílio por meio de sua bibliografia em um trabalho de pesquisa desenvolvido para uma exposição acerca do processo de ocupação dos sertões nordestinos pelo colonizador através das migrações estimuladas pela pecuária. Em “Caminhos Antigos e Povoamento do Brasil”, Capistrano destrincha este momento, assim como outros episódios dos períodos iniciais do povoamento português no Brasil: traça as rotas das levas de gado, mapeia os rios, as serras, as tribos indígenas, versa sobre o conflito com estas tribos, etc. Hoje, esta obra referencia muitas outras produções historiográficas concernentes a este momento da colonização. 

*Aluno do Curso de História da UECE - disciplina AÇÃO EDUCATIVA PATRIMONIAL - Prof. Dr. Francisco Artur Pinheiro Alves.

Um comentário:

  1. CORRIDA de JUMENTOS de LAGES - Maranguape-CE-BR -
    Cobertura: programa Talento em Foko -
    Concurso de Corrida em lombo de jumento com uso de, apenas, rédeas. -
    Diversão popular que se amplia em sua 12ª edição. -
    Evento com atrações: AS TIGRESAS + Banda Forró D'Nome +
    PSK-> Em foco as fotos das dançarinas do programa João Inácio Show 'AS TIGRESAS'
    sob o comando do produtor e apresentador Ramon Gomes e sua equipe da TV Diário, canal 22 de Fortaleza-Ceará-BR -
    KPS-informe: Terra natal do historiador, bibliotecário e humanista Capistrano de Abreu, nascido no século 19 na localidade de Columijuba que fica
    próximo a Umarizeira e Lages. Algumas de suas habilidades, hábitos, conduta e posicionamento em vida podem ser observados ao conhecer o
    estilo do tio Klerton-kekê Abreu que herdou certas características em seu DNA familiar. -

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.290968501042715.1073741853.189692987836934&type=1&l=3fa97d42de

    ResponderExcluir