quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cordel: “Na casa que o casal briga”. Sebastião Chicute. (Por Rafael Lima Xavier *)



          O cordel que escolhi para realizar o presente trabalho, fala de um dos assuntos mais comentados e debatidos no âmbito familiar; discussões e intrigas entre marido e mulher.
          Sebastião Alves Lourenço, “Sebastião Chicute”, faz uma excelente e divertida análise sobre esses acontecimentos em: “Na casa que o casal briga”. Com versos bem rimados e expressões cotidianas, o autor nos leva há uma espécie de “cordel narrativo”, onde o leitor consegue sentir-se como dentro de uma residência onde um casal discute.
          “Chicute” apresenta vários motivos que desgastam uma relação, o primeiro é o ciúme que segundo ele faz o “casal ter credibilidade” (6°verso). O segundo motivo seria brigas por “asneiras”, “na cama que eles dormem nunca falta uma goteira” (10° verso); por causa disso como nos afirma  “Chicute”, um perde a confiança no outro e a paz naquela casa deixa de existir para se tornar uma “novela” (12° verso).

          Para concluir a análise desse bom cordel cearense nada melhor do que uma boa “moral da história”, isso “Chicute” faz muito bem ao dizer a receita para o casal ser feliz: “Não deixem faltar três coisas amor, caridade e fé e se faltar todas três já se sabe como é pois sempre a briga de dois foi um que pisou no pé” (23° verso). Ainda nos dá um bom exemplo a seguir: “Desejo felicidade para os casais do dia-a-dia não esqueçam de lembrar o exemplo de Maria este modelo exemplar ou então devem imitar Sebastião e Luzia”. ( 24° verso).
* Aluno do Curso de História da UECE, diciplina AÇÃO EDUCATIVA PATRIMONIAL, Prof.Dr. FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário