quarta-feira, 12 de junho de 2013

João Capistrano Honório de Abreu (Por: Anderson de Carvalho Gomes Martins *)


 João Capistrano Honório de Abreu nasceu no dia 23 de Outubro de 1853, na cidade de Maranguape, no estado do Ceará e morreu no dia 13 de Agosto de 1927 na cidade do Rio de Janeiro, era um historiador que também adentrou nas áreas da etnografia e da linguística; Capistrano de Abreu, como historiador, de inicio se baseava em conceitos retirados de pensadores como Comte, Taine e afirmava ser adepto do determinismo sociológico, mas posteriormente com a sua entrada na Biblioteca nacional, Capistrano entra em contato com obras de pensadores como Ranke e Sombart e passa a adotar a corrente do realismo histórico.
A “evolução” intelectual de Capistrano pode ser dividida em três partes; “na primeira parte” possuía influencia positivista e se identificava, bastante, com a noção de civilização da escola francesa; na “2 parte” Capistrano passa a ler e se identificar cada vez mais com a escola realista-histórica alemã, nesse período podemos notar um maior amadurecimento na escrita do historiador e por fim na “3 parte” ocorre um aprimoramento dos seus estudos na qual ele busca um apoio em outras ciências tais como a economia, geografia e sociologia.
Capistrano também é considerado um dos primeiros historiadores a dar uma relativa visibilidade às classes populares na historia socioeconômica do Brasil; a obra mais importante de Capistrano de Abreu e a “capítulos de uma historia colonial, 1550 – 1580.”.
Em 1869 foi para a cidade de Recife no estado de Pernambuco, onde cursou humanidades; em 1871, Capistrano de Abreu retorna ao estado do Ceará e na cidade de Fortaleza acaba por fundar a academia francesa que durou até 1875, ano que Capistrano de Abreu se muda para a cidade do Rio de Janeiro nessa cidade acaba se tornando oficial da Biblioteca Nacional, cargo no qual permanece de 1879 ate 1883, ano no qual defende a sua tese “O descobrimento do Brasil e o seu desenvolvimento no século 16” e assim ingressa no colégio Pedro II no qual foi professor de corografia e historia do Brasil ate o ano de 1889; vale ressaltar que Capistrano de Abreu também foi eleito como membro do Instituto histórico e geográfico brasileiro.
* Aluno da disciplina Laboratório de teoria da Historia, do Curso de História da UECE, prof. Dr. FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário